Não indicado para homens.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Data da folha.

Pesquisa Datafolha faz perguntas inéditas
Redação Carta Capital

Entrevistadores perguntam sobre saúde, religião, experiência administrativa para os entrevistados


A pesquisa do instituto Datafolha prevista para ser divulgada na noite desta terça-feira 26, segundo o blog de José Roberto Toledo, no site do Estadão, deve causar grande celeuma.

Isso porque após a declaração de intenção de voto dos entrevistados, são feitas duas perguntas aos entrevistados.
Vejam quais:

Pergunta 14:

Na hora de escolher um candidato à presidência, você acha que é muito, um pouco ou nada importante saber que:

nunca tenha se envolvido em casos de corrupção
tenha experiência administrativa
seja religioso
seja casado
seja do sexo masculino
não tenha problemas de saúde
seja pobre
seja rico
tenha um passado político conhecido
Pergunta 15:

Algumas pessoas defendem que se um candidato à Presidência apresenta um problema de saúde, isto deve ser informado a todos os eleitores. Outras pessoas acreditam que um problema de saúde é assunto pessoal que importa apenas o candidato e seus familiares. Com qual frase você concorda mais:

1) se um candidato à Presidência tiver um problema de saúde isto é um questão pública e deve ser de conhecimento de todos

OU

2) se um candidato à Presidência tiver um problema de saúde isto é uma questão pessoal e não deve ser de conhecimento de todos?

O que o leitor acha disto?"

Materia retirada: http://www.cartacapital.com.br/politica/pesquisa-datafolha-faz-perguntas-ineditas.
Estou pasma! É absurdamente ridículo essa propagando babaca que o a Folha faz para o Serra, todos as alternativas implicam em uma escolha para o Serra! SE É HOMEM?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
SE É RELIGIOSO?!?!?!!?!?!? SE É POBRE?!?!?!?!?!?!?!
Depois nossa mídia é justa, livre, somos uma sociedade livre. Pelo que eu saiba o datafolha tem o objetivo de nos informar quem vai ganhar não fazer com que as pessoas caiam em golpes sujos! Ah que patético. Estou extremamente cansada de essa ladainha tucana contra nossa DILMA!
Nesse texto não entrarei no mérito de quem é o melhor candidato, quero apenas demonstrar que não, a midia não é boazinha, não é a coitadinha. Pelo amor né?
Estamos sim em uma ditadura mídiatica! E esse momento de nosso país é histórico! É histórico porque a máscara está caindo, isso é claramente uma manipulação da mais barata! Estou sim revoltada, estou sim puta com a situação de armação atrás de armação para que eles continuem no controle. Ah meus queridos, mas agora a situação mudou. O povo sabe quem é quem, não vai ser a Globo ou o Estadão que vão controlar o voto!
Pode até parecer dogmático, mas não é, ando refletindo sobre isso a muito tempo. Quem está no poder econômico e midiático fode com quem vai contra seus ideais néoliberais babacas!
Não quero ser manipulada. Para que servem tais questões?
(por favor, quem for contra o que digo me confronte, comente, apresentem seus argumentos que para mim discussões trazem muito mais que apenas declamar um discursso).
Por hora é só... Acreditem, ainda voltarei ao assunto!

2 comentários:

  1. Bárbara, adorei seu texto. Comentei isso outro dia,lendo a Veja. Eu pensava que o jornalismo servia para informar e ajudar as pessoas a decidirem por si mesmas. Mas me enganei ao perceber uma Veja tendenciosa e parcial. Seu texto veio a calhar com minhas reflexões desta semana sobre a eleição.
    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelos comentários no meu.
    Fiz um link do seu no meu e já sou sua seguidora com muito prazer.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara, tudo bem?
    Então, a mídia manipula mesmo. Quando eu tinha a sua idade e queria ser jornalista eu havia me inspirado no filme "Todos os homens do Presidente" onde dois jornalistas foram responsáveis pela queda do Nixon no caso Watergate graças ao seu trabalho "de informar". Eu disisti de ser jornalista depois de conversar com meu padrastro que trabalha no meio. Ele gosta do que faz, mas foi bem sincero: você faz o que o editor manda, não vai sair por aí desvendando casos contra o bem estar público etc, mas o que interessa, o que dá audiência, o que dá grana.
    Bem, então, sua revolta é válida, mas não dá muito frutos porque poucos conseguem enxergar isso. A máscara não está caindo não, querida. Veja, a maior parte do Brasil não é SP, não é SP que via a boas escolas e tem pensamento crítico. É gente que na "melhor das hipóteses" se educa através de novela da Globo (se essa é a melhor das hipóteses, imagine a pior....).
    O que adianta, num nível mais pessoal, é questionar, é ler várias fontes de informação, é sempre ter em mente que, até a fonte de que gostamos (eu leio Carta), tem uma agenda, e qual é? É ler com estes olhos críticos e indagadores.
    E continuar escrevendo sem medo de confrontos. Hoje estou boazinha, quando der, te provoco mais.
    bjs
    Erika (amiga da pós da sua mãe)

    ResponderExcluir